segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como fazer a paleta individual para os personagens!

Introdução


No bor existe uma paleta global, mas as vezes um personagem tem cores que na paleta global não existe! e isso existe uma solução a paleta individual! 1º Passo abra o arquivo q fica na pasta "data" chamado "video" vocês podem baixar pelo link abaixo e colocar na pasta "data"

 
http://www.4shared.com/office/nF2ZWnkh/video.html


Bem depois disso é a hora da mágica! lembre-se que o video tem que estar em 32 bits. Agora é a hora de fazer a paleta escolha imagens que contenham as cores de seu personagem!



depois de colocar as imagens é hora de usar o Photoshop, abra a sua imagem nele e siga image>mode>indexed color



aparecerá uma opção de juntar todas as camadas(layers) escolha sim



Na próxima tela haverá muitas opções, se seu char tem mais de 128 cores escolha "Local Percentual"para que o programa escolha as cores mais próximas sem perdas, se caso tiver menos cores escolha "Exact", depois de escolher vá na mesma guia e mude agora para "Custom"



Aparecerá as cores da paleta, só que no openbor a 1ª cor é a da transparência então você deve mudar clicando na 1ª que normalmente é a preta e depois clique na cor do fundo da imagem, como mostra as setas na imagem abaixo:



bem ficará igual a baixo, mas lembrando que uma cor foi retirada o preto, você pode clicar para adicionar a cor preta se for necessária se a imagem tiver mais de 128 cores e não der pra adicionar ela usará a cor mais próxima do preto que normalmente é quase imperceptível a mudança e com isso você não precisa se preocupar:



agora é hora de salvar a paleta para usar em todos os sprites vai em salvar e salve com um arquivo tipo .act





Depois de salvar feche as duas caixas, pois o que prentendíamos era ter a paleta para carregar mais tarde, bem agora eu vou deixar uma dica como eu edito a offset(posição da sombra) eu posiciono todos os sprites em cima do outro em camadas no photoshop, mas agora é hora de usar a "action" é onde ta o segredo para não perder tempo com a paleta, isso fará com que com um clique evite de ficar carregando sempre a paleta vamos lá!

Abra a imagem que vamos usar de exemplo pra fazer a gravação, o processo é fácil, se a aba "action" não estive aberta vá em "windows" e ative ela. clique em "New action" como marcado na figura e renomeei e comece a gravar as ações que vamos usar



Agora que está gravando devemos indexar as cores novamente do mesmo jeito "Image>Mode>Index color"

Como antes escolha Custom e Load (carregue a paleta, com na imagem dê Ok e Ok novamente e lá em baixo aperte Stop para finalizar a gravação



pronto a action está feita agora dê um "cttl+z" para voltar a imagem para o modo normal, pois no modo indexado ele junta as camadas e então você coloca outra imagem posicionada certa com a 1ª e aperta "play", e salva como .gif e pronto faça isso com todos os sprites colocando eles posicionados e aperte play e salve como gif e depois ctrl+z e vá fazendo até terminar.



Talvez ficou faltando alguma informação ou dúvida é só perguntar! "K' du mal"

2 comentários:

  1. parabéns pelo tutorial...
    estou trabalhando em um "mod bor" de "cadillacs dinosaurs" e estou tendo problemas com as paletas...só consigo aplicar as cores na paleta global.não consegui fazer paleta individual ainda...mesmo com o seu tutorial,ainda estou com duvidas sobre esse tema de paletas individuais.
    existe outra maneira de fazer isso?

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  2. clodexcoelho@gmail.com
    caso queira entrar em contato comigo.

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